SOBRE 

ANA BARROSO

  • LinkedIn

Especialista em design thinking e visual sensemaking com + de 10 anos de experiência liderando projetos de inovação em grandes empresas e startups do Brasil, como Natura, Fiat, Magazine Luiza, Grupo Santillana, Sonae Sierra Brasil e Itaú Cultural.

# O que me faz ser fascinada pelo design é poder gerar entendimento, clareza e transformação para empresas com desafios cada dia mais complexos. Faço isso através de metodologias e processos centradas no ser humano. 

# Meu repertório é feito de competências ligadas ao universo da inovação, cultura organizacional e comportamento digital. Aprendi que qualquer transformação na escala organizacional só acontece quando essas 3 coisas andam juntas.

# Já empreendi 2 empresas. Em 2009 fundei a Ologia, uma das primeiras consultorias de inovação no Brasil a trabalhar com design thinking. Em 2011 nascia Sodet, startup fundada por mim e empreendedores do Porto Digital com o objetivo de destravar o potencial digital de grandes empresas e construir culturas organizacionais mais colaborativas.

# Nos últimos 4 anos, meu foco tem sido levar para as empresas competências essenciais de inovação para o mercado dos próximos 10 anos. Facilito projetos e formo pessoas para que elas possam gerar inteligência a partir de informações e dados complexos, trabalhar de forma colaborativa e transversal, comunicar-se de forma clara e visual, identificar e solucionar seus "wicked problems", manter o ser humano no centro da operação.


 

Coisas legais que fiz nos últimos 6 anos:
• Ajudei a Natura a entender e testar ideias de como existir em um mundo digital.
• Facilitei a construção do roadmap de conectividade da Fiat.
• Formei 400+ pessoas em Visual Sensemaking e Design Thinking.
• Liderei o processo de transformação digital do grupo de shoppings Sonae Sierra Brasil.
• Criei a visualização do próximo projeto de inovação global de educação do grupo espanhol Santillana.